Home » Acessórios e Peças » Como Tunar o Carro: 5 acessórios tuning para iniciar seu projeto!

Como Tunar o Carro: 5 acessórios tuning para iniciar seu projeto!

Sua paixão por Tunar o Carro surgiu cedo, não é mesmo? No GTA, Gran Turismo ou Need For Speed, personalizar o veículo era fundamental para deixá-lo do seu gosto. Hoje você finalmente tem seu carro, mas, diferente dos games, tunar o carro na vida real exige investimento.

A origem da palavra tuning:

O termo tuning, de origem inglesa, pode ser definido como otimização, personalização ou afinação. Afinação é a melhor palavra para sintetizar o real significado dessa expressão. Assim como um instrumento requer a afinação necessária para produzir o som perfeito, personalizar um carro é uma arte que requer a sensibilidade do seu dono. Nesse paralelo, você é o músico e deve extrair o melhor do seu carro.

Deixar o carro do jeito que você deseja pode ser mais barato do que imagina!623247-broken-piggybank

Nesse artigo iremos mostrar que dar um tapa no visual do seu automóvel pode custar menos do que você esperava. Então se liga nessas 5 dicas de produtos tuning para estilizar o veículo, quebre o porquinho e faça as contas!

Atenção:

Antes de começarmos, uma recomendação: fique atento às leis, pois a Resolução Contran n° 292, do ano de 2008, estabelece quais modificações são permitidas e quais não são. Então faça prevalecer o bom senso e lembre-se que você não está no universo da franquia Velozes e Furiosos.

Itens que cairão muito bem em seu carro:

1 – Volante

Tunar o carro vai muito além das mudanças estéticas, entretanto esse será um passo importante para o início do seu projeto de customização. E nada melhor que começar com uma peça que estará o tempo todo em suas mãos. Um volante esportivo é um item essencial que todo carro tunado deve ter. Com design simplificado, eles são confortáveis e proporcionam uma boa pegada. Alguns modelos já vêm com o cubo. Fique ligado, porque essa peça definirá se o volante vai servir em seu carro.Banco-Concha-Shutt-GTR-Couro-Ecológico-Reclinável-Suede-Grafite-Vermelho-connectparts (5)

 

2 – Banco

O banco é outro item que vai dar ao seu projeto tuning um outro patamar. Você encontrará diversos modelos disponíveis, inclusive opções com encosto reclinável e acabamento em couro ecológico. Confortáveis e estilosos, eles possuem também aberturas para instalação de cintos de segurança 4 pontos. Afinal, a segurança deve ser sempre prioridade.

3 – Iluminação

Falando em segurança, a iluminação automotiva é o setor que mais impacta esse quesito. Conferir a legislação é a melhor maneira de impedir que esse impacto seja negativo. As lâmpadas xenon são o maior exemplo disso. Com enorme procura, o xênon causa um efeito estético muito apreciado. Com várias opções de cores, elas possuem eficiência, vida útil e economia maiores queKit-Lâmpada-Ultraled-2D-3600-Lumens-Hb4-9006-6000K-connectparts (3) as lâmpadas halógenas. Contudo, somente veículos que vieram com o item de fábrica podem utilizar iluminação xenon.

A alternativa perfeita para você que deseja ter o efeito xenon em seu carro são as lâmpadas LED. Com características semelhantes ao xenon, elas têm durabilidade ainda maior e são mais fáceis de regular, dessa forma não causam problemas na visibilidade dos demais motoristas. Outras opções que complementam, com muita qualidade, a iluminação do carro são os faróis auxiliares, conhecidos também como neblina ou milha. Está esperando o quê? Seu projeto tuning precisa de uma iluminação top!

4 – Molas Esportivas

Com objetivo de estabilizar o veículo e minimizar irregularidades no percurso das rodas, a suspensão é composta por diversas peças: amortecedores, molas, barra estabilizadora, pivô de suspensão e braço oscilante.

É importante saber a hora certa de trocar a suspensão do seu veículo, assim como os acessórios ideais para quem deseja rebaixar o carro. As molas esportivas permitem abaixar até 5 centímetros a altura original do veículo. Por serem mais rígidas, elas proporcionam maior estabilidade em curvas, principalmente com o carro em alta velocidade. Graças a esses 2 fatores, mas especialmente devido ao efeito visual, as molas são itens quase unânimes no gosto dos donos de carros tunados.

Certifique-se junto ao Detran da sua região como regularizar as molas esportivas. Por lei, a distância mínima entre o solo e a parte mais baixa do carro deve ser 10 centímetros. Portanto, recomenda-se atenção para não infringir a lei e correr o risco de ser multado por isso.

Como_montar_um_som_automotivo_completo.jpg5 – Som

Não dá pra falar de tunagem e deixar de fora o som automotivo que vai fazer tocar o pancadão em seu veículo tunado. Saber como montar um som automotivo não será um problema se você contar com informações qualificadas e o auxílio de um bom profissional. A principal dica é apostar em um alto-falante potente para entregar alto desempenho e fazer seu som ser respeitado. O woofer é a escolha perfeita para ressaltar as frequências médias e graves do seu som. Escolha o modelo com as dimensões e características que melhor se encaixam às suas necessidades e faça o som torar!

Bônus

Depois de conferir essas dicas de acessórios para personalizar seu carro, você já está planejando o orçamento, certo? Que tal mais duas opções fáceis e econômicas, que sem dúvidas você vai curtir demais?

As rodas representam muitas oportunidades de personalização. Investir em um spray de envelopamento é a saída mais prática para dar um visual diferenciado ao exterior do veículo. Com cores marcantes, esse produto traz um efeito incrível e não é definitivo. Apesar de resistente, pode ser removido caso queira trocar a cor, por exemplo.

Outra excelente opção de personalização temporária e fácil é a película camaleão. Feita pra quem tem personalidade e ousadia, ela é capaz de transformar as lentes e a frente do carro. E aí, tem moral de usá-la?

Conclusão:

Como você já sabe, tunar o carro vai muito além de mudanças na aparência do veículo. Aqui abordamos alguns componentes que te ajudarão nessa caminhada. Agora se você está engajado no projeto tuning, isso será só o começo.

Tunar seu carro exige planejamento. Defina seu objetivo e seja coerente a ele. Como você viu, personalização não significa deixar de lado o conforto e a segurança. Você pode, e deve, aliar esses quesitos. Saber o ponto de equilíbrio é fundamental.

A prática do tuning pode impactar na manutenção do seu veículo. Modificações e trocas de peças devem ser consideradas no planejamento. O seguro também vai demandar estudo, pois mudanças drásticas afetarão os valores. Existem seguradoras com planos específicos para carros tunados. Vale a pena conferir a viabilidade desses serviços.

A legislação já foi citada no início do artigo e deve ser ressaltada. Como a prática está se popularizando no país, é possível realizar um projeto tuning de qualidade sem desrespeitar as leis. A palavra-chave continua sendo equilíbrio. Se segui-la à risca, tudo sairá bem e seu carro ficará sensacional!

Ouça a opinião mais importante: a sua

Palpites e opiniões serão constantes, mas não se deixe influenciar pelas críticas alheias. Tenha em mente que um projeto tuning deve trazer harmonia e performance ao seu carro. Dê ao veículo a sua cara. Afine-o e viva a sintonia. Dessa forma você vai extrair dele tudo que deseja.

Thais Scuti

Amante de motos, está na Connect Parts há quase seis anos e ao longo de cada um deles, adquiriu um amplo conhecimento sobre os produtos da loja. Estudante de Marketing Digital, é uma das responsáveis pela busca orgânica da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *