Dicas para limpar o capacete da sua moto com eficiência

Dicas para limpar o capacete da sua moto com eficiência

Saber Como Limpar o Capacete de Moto é algo muito importante, pois esse acessório foi projetado para oferecer segurança e proteção para os motociclistas que transitam pelas ruas da cidade, pelas rodovias ou praticam algum esporte de aventura como o motocross.

Independente da forma que você utiliza a sua motocicleta, saber a hora certa de realizar a limpeza e como fazer a higienização do capacete é fundamental para mantê-lo resistente e pronto para te proteger em um eventual acidente.

Então, confira as 5 dicas de higienização que separamos para você e o bônus que ensina como evitar que viseira fique embaçada na chuva!

1 – Como limpar a parte externa: casco

O casco do capacete para motociclista é com certeza a parte mais importante, pois é ele que recebe a força do impacto em uma queda, logo fazer a limpeza e cuidar regularmente dele é muito importante para sua segurança. E fazer essa manutenção é simples, você precisará de detergente ou sabão neutro, flanela ou pano macio e cera.

Esses 3 itens de limpeza darão conta do recado, para isso você deve seguir os seguintes passos:

  • Aplicar um pouco de água com sabão neutro sobre o casco;
  • Esfregar levemente até a sujeira sair;
  • Enxaguar;
  • Secar com o pano macio;
  • Aplicar uma fina camada de cera (a mesma que é utilizada na lataria da moto).

A aplicação da cera embora seja desconsiderada por muitos, é muito importante, pois ela proporciona ao casco do capacete uma resistência maior a exposição solar, chuva e poeira.

Uma outra dica importante é: NUNCA usar solventes ou produtos abrasivos, pois estes podem danificar a pintura como enfraquecer o material utilizado na confecção do casco.

2 – Como limpar a parte interna: forro

A parte interna geralmente acumula odores desagradáveis e muitas bactérias, por isso a limpeza é importantíssima para evitar alergias e riscos à saúde. Mas, não se preocupe a higienização é realizada de modo simples, porém com alguns cuidados.

Primeiramente você deve identificar se o seu capacete possui forração removível ou forração fixa, após isso é só seguir a esses passos:

Para capacetes com forro removível:

  • Desencaixe o forro do casco;
  • Lave com água e sabão neutro;
  • Deixe secar ao ar livre.

Fácil, não é mesmo? Mas tome cuidado, nunca coloque o forro em máquinas de levar, centrífugas ou similares, pois devido a força aplicada na lavagem, essas máquinas poderão deformar ou mesmo rasgar o forro do capacete.

Já para os capacetes com forração fixa:

Para estes, será necessário adquirir algum produto específico, por exemplo, no mercado existem sprays higienizadores que só precisam ser borrifados uma ou duas vezes e pronto, o capacete fica livre de odores e bactérias.

3 – Cuidados com o sistema de ventilação

A limpeza das entradas de ar do capacete deve ser realizada com um soprador, porém como muitas pessoas não possuem essa ferramenta em casa, logo você poderá improvisar utilizando um secador de cabelo.

Para isso, coloque a ponta do soprador/secador bem rente a entrada de ar e deixe soprando por alguns minutos, mas ATENÇÃO! Não utilize ar quente, mas somente a temperatura ambiente ou fria.

4 – Como limpar a viseira do capacete de moto

Com certeza, entre todos os malefícios de um capacete sujo, a parte que detém maiores reclamações e que mais atrapalha o dia a dia é uma viseira com riscos, arranhões, marcas d’água, poeira, etc.

Diante disso, limpar a viseira regularmente deve ser algo a ser considerado, pois devido à dificuldade em visualizar a rua, muitos motociclistas preferem correr o risco de ganhar uma multa utilizando a viseira erguida. Então, evite esse problema e faça uma simples lavagem para enxergar com perfeição!

Muitos modelos de capacete possuem viseira removível, já outros modelos mais simples não possuem essa funcionalidade, porém independente de como seja a sua viseira, você poderá realizar a limpeza da seguinte forma:

  • Umedeça um pano macio com água e sabão;
  • Passe o pano por dentro e por fora com movimentos leves até toda sujeira sair;
  • Umedeça outro pano com água limpa e passe na viseira até retirar o sabão;
  • Seque com um pano macio ou flanela (não deixe secando sozinho, pois isso pode deixar marcas d’água).

Bônus: Truque para não embaçar a viseira do capacete na chuva

Muitos motociclistas sofrem com a viseira embaçada em dias de chuva e diante disso, os motoboys e moto-fretes que rodam muito no frio, na neblina e em períodos chuvosos, desenvolveram um truque caseiro para evitar que a viseira embace.

Você pode se arriscar e aplicar esse truque e ver se realmente funciona. Para isso, você vai precisar de um pano macio e seco, detergente neutro e lustra móveis. Após reunir esses materiais, você deve seguir esse passo a passo:

  • Realize a limpeza da viseira como demostrado nos tópicos anteriores;
  • Aplique uma pequena quantidade de detergente neutro sobre um pano macio,
  • Com o pano, faça leves movimentos até o detergente “sumir” (apenas na parte de dentro da viseira);
  • Aplique uma pequena quantidade de lustra móveis em outro pano macio;
  • Com movimentos leves, esfregue o pano na parte de fora da viseira até ela ficar com a aparência normal.

Feito todo esse processo, o detergente evitará que a viseira embace com a respiração e o lustra moveis fará com que a água da chuva “escorregue”, não se acumulando na viseira.

5 – Onde guardar o capacete

Após você realizar todos esses passos, seu capacete estará totalmente higienizado e pronto para seu dia a dia, mas algo que você não pode esquecer, é a maneira certa de guardar o capacete, portanto guarde-o sempre em:

  • Local seco, longe de umidade e longe de constante exposição ao sol;
  • Prefira superfícies lisas e não ásperas para não danificar o forro;
  • De preferência, utilize uma sacola de flanela ou pano para cobri-lo, evitando assim, o contato direto com a poeira;
  • Evite ambientes em que o capacete possa sofrer com fortes odores, alta ou baixa temperatura;
  • Nunca guarde o capacete molhado;
  • Evite carregar o capacete pendurado no retrovisor da moto, pois isso pode danificar o forro.

Essas foram as preciosas 5 dicas de como limpar o capacete de moto que a Connect Parts separou para você. Esperamos que ponha em prática esse passo a passo, pois fazendo isso seu capacete vai durar por muito mais tempo e você se sentirá mais confortável pilotando sua moto.

6 comentários sobre “Dicas para limpar o capacete da sua moto com eficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *