4 dicas para aumentar a potência do motor do seu carro

4 dicas para aumentar a potência do motor do seu carro

Você sabia que é possível aumentar a potência do motor do seu carro gastando pouco dinheiro? Claro que não será possível transformar o seu 1.0 em uma Ferrari, mas, com alguns pequenos investimentos ou mesmo mudanças de hábitos no dia a dia, você pode ter um carro com mais força para encarar as ruas da cidade.

Claro que também existem opções mais caras, que aumentam um pouco mais a potência. O tamanho do investimento e o número de cavalos que quer obter ficam a critério do proprietário, mas existem opções para todos. Veja, abaixo, 4 dicas para aumentar a potência do motor do seu carro:

1. Abasteça com etanol

Essa é a forma mais barata e simples de se garantir alguns cavalinhos a mais no motor do seu carro, caso ele seja flex. Para ser mais exato, o etanol promove um ganho de 5 a 7 cavalos de potência no motor do veículo.

Isso ocorre porque o combustível de cana possui menor resistência à compressão, que é o resultado da movimentação dos pistões, promovendo a queima do combustível. Com isso, o motor tem menos dificuldade para girar e consegue entregar mais potência quando você pisa no acelerador.

Além disso, o etanol é um combustível mais limpo, que polui menos e não degrada a natureza para ser extraído. O grande problema de se abastecer com o etanol é o consumo 30% maior em relação à gasolina. Por isso, verifique o preço por litro. Se o etanol não estiver 30% mais barato, não vale a pena utilizá-lo.

2. Aumente as entradas de ar

O motor à combustão interna funciona por meio da queima de combustível. Para que a queima ocorra, é preciso que o combustível se misture ao ar que vem de fora do motor. Portanto, quanto mais ar, melhor será a queima e mais potência o veículo terá.

Uma maneira de aumentar a potência é ampliar as entradas de ar do veículo por meio da adoção de um kit de admissão direta. O serviço deve ser feito por lojas especializadas e permite o ganho de até 15 cavalos de potência. Também é possível investir em filtros de ar esportivos, que promovem um fluxo de ar otimizado e alguns cavalos a mais para seu possante.

3. Troque o escapamento

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o escapamento não é apenas uma peça que modifica o barulho do motor do carro. Ele é o responsável por expulsar os gases resultantes da queima de combustível.

Quanto mais rápido ocorrer esse processo, melhor será o aproveitamento da potência do carro, já que haverá espaço para que o ar renovado entre mais rapidamente no motor. Por isso, você pode procurar um sistema de escapamento esportivo que se adapte ao seu veículo. O ganho de potência pode variar de 3 a 5 cavalos.

4. Reprograme a central eletrônica (ECU)

A central eletrônica do veículo (ou simplesmente módulo, como é popularmente conhecida) é a peça mais importante do sistema de injeção eletrônica dos veículos, pois é a responsável pelo gerenciamento da entrada do combustível que será queimado no interior do motor.

Algumas lojas especializadas podem reprogramar a ECU do veículo, permitindo uma maior entrada de combustível em determinadas rotações. O ganho de potência varia de acordo com o modelo do automóvel, mas pode ser de 15% a 65%. Existem também produtos conhecidos como “chips de potência”, um componente interno que vai “sobrescrever” os códigos da ECU e é indicado para preparações mais radicais ou quando a ECU não pode ser reprogramada via software.

E aí, gostou deste post? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais artigos como este!

18 comentários sobre “4 dicas para aumentar a potência do motor do seu carro

  1. Gostei, mas pergunto. Se aumentar a potencia não vou aumentar o consumo de combustível?
    Tenho um Pegeout 206 SW Precense gosto dele, mas acho fraco o motor 1.4 dele. Já coloquei aditivo para limpar os bicos no combustível, parece que aumentou um pouco a potencia mais ele não está econômico faz uns 9 km na cidade.

    1. Fala, Sergio. Tudo bem, cara? As dicas do post vão contribuir para uma melhora no desempenho, mas nada muito absurdo. Algumas mudanças podem sim ter como consequência o aumento no consumo, mas bons hábitos farão o consumo baixar, como a limpeza dos filtros de ar e combustível, manutenção em dia das velas e do carburador, assim como a calibragem correta e a troca de marchas na hora certa. Temos um artigo sobre o tema: http://www.blog.connectparts.com.br/10-dicas-para-economizar-gasolina/ Dá uma olhada!

    1. E aí, Luiz, tudo certo contigo? Então cara, nesse caso uma boa alternativa seria uma preparação aspirada. A grosso modo, esse processo ajuda no aumento do ar que se mistura ao combustível e gera maior potência. Para motores com baixo torque, não é muito recomendado. Se o seu carro for 1.6 ou 1.8, já pode ver uma diferença legalzinha. Consulte um profissional experiente, peça para ele te explicar essa e outras opções e faça um orçamento. Talvez você consiga um ganho bacana. Boa sorte!

  2. Boa tarde tenho uma s10 2.4 2013 queria almentar a potencia do motor o voçeis achão fica bom

  3. Bom dia, tenho um S10 maxion 2.5 diesel, tem como aumenta potencia?
    -ja coloquei scape direto, abri bomba, e coloquei filtro esportivo.
    teria algo a mais??

    1. Boa Tarde Franco! Acredito que no seu caso a melhor opção seria verificar com algum mecânico ou preparador, pois somente avaliando o seu projeto de forma mais completa é que dá para se der uma noção do que pode ser feito. De qualquer forma obrigado pela pergunta.

  4. Se altera a quantidade de combustível a ser injetado e ar na câmera de combustão, tem que meche na regulagem de valuvla também?ou seja abri mais,pra poder passar mais ar e combustível?

  5. Se houver um aumento de potência em um motor 1.4, poderia haver um maior esforço nas estruturas físicas do motor e agregados, havendo risco de rotura, em face do dimensionamento da máquina para menor esforços ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *