Saiba qual é a hora certa para trocar o filtro de ar da moto

Saiba qual é a hora certa para trocar o filtro de ar da moto

Você presta atenção no filtro de ar da moto? Sabia que, para o motor funcionar perfeitamente — com bom desempenho e economia de combustível —, ele deve passar periodicamente por uma manutenção, que inclui limpeza ou troca?

Essa peça, relativamente barata e que, talvez por isso, tenha sua manutenção negligenciada por muitos motociclistas, é responsável pela filtragem do ar que entra no motor. Ela evita que alguns resíduos como areia, folhas, pedras, entre outros, infiltrem-se na câmara de combustão e coloquem em risco à saúde do motor.

Então, se você quer ter sua companheira de duas rodas circulando sem problemas, que tal conferir mais algumas informações sobre o filtro de ar da moto?

Por que manter o filtro de ar sempre limpo?

Manter o filtro de ar limpo é um forma de manter o motor da moto saudável. Quando o filtro de ar da moto está sujo ou não foi trocado no tempo devido, alguns sinais podem ser observados. Um deles é a redução da eficiência da moto, sendo essa característica um sinal de que o filtro já não possui sua função de filtrar partículas — e que essas já podem ter chegado ao motor.

Sendo assim, o motor não vai funcionar adequadamente, resultando em uma combustão ineficiente. A essa altura, é bem provável que alguns componentes internos da moto já tenham sido danificados —  o que certamente diminuirá a vida útil do motor. Por isso, o ideal é ficar de olho e limpar o filtro com regularidade.

Um gasto acima do normal de combustível é um bom sinal de que o filtro da moto já não está cumprindo a sua função de filtragem e precisa ser rapidamente substituído. Além do gasto a mais com combustível, componentes como velas e válvulas costuma ser danificados por partículas dentro da câmara de combustão.

Quando trocar o filtro de ar da moto?

Não existe um prazo estabelecido para a troca do filtro de ar. A maioria dos fabricantes aconselha após os 10.000 km. No entanto, é bom observar o que diz o manual do fabricante, já que, dependendo do modelo da moto, pode haver uma variação.

Mas vale lembrar que o desgaste do filtro de ar tem muito a ver com os lugares nos quais a motocicleta circula. Afinal, dependendo do tipo de terreno, a peça pode se desgastar mais rapidamente.

Sendo assim, antes da decisão pela troca, é recomendável que a peça seja verificada, de preferência por um mecânico. Se realmente for observado um desgaste muito acentuado, o melhor é trocar; se não, uma boa limpeza resolve.

Como realizar a limpeza dessa peça?

Se você é uma pessoa curiosa e que gosta de lidar com sua motocicleta, você mesmo pode realizar a limpeza, que é algo relativamente simples.

Confira, antes de mais nada, o nível de sujeira do filtro de ar. Lembre-se que as aparências enganam – o filtro tanto pode demonstrar estar muito sujo quanto pode parecer estar limpo. O problema é quando ele está aparentemente limpo, pois pode conter pequenas partículas imperceptíveis que podem obstruir os poros do filtro.

Para começar a limpeza, mergulhe o filtro de ar em uma solução de água e sabão. Em seguida, com um pano, esfregue suavemente para remover toda a sujeira. Por fim, deixe o filtro secar à sombra. Depois, é só encaixá-lo na moto. Em oficinas, também é possível utilizar o ar em pressão para realizar a limpeza, o que garante uma melhora de maneira prática.

Repita o processo sempre que achar necessário uma nova limpeza. Evite utilizar na limpeza produtos corrosivos, como querosene e diesel, por exemplo.

É preciso trocar o óleo do filtro de ar?

É muito importante também que toda vez em que você trocar o filtro de ar de sua moto, troque também o óleo do filtro — uma vez que é a lubrificação do filtro de ar que impede que as impurezas passem pela peça e cheguem ao motor da motocicleta.

Gostou do post? As informações sobre o filtro de ar da moto foram úteis para você? Então, que tal continuar o aprendizado sobre esse assunto entendendo um pouco melhor quando trocar o óleo da moto?

8 comentários sobre “Saiba qual é a hora certa para trocar o filtro de ar da moto

  1. Obrigado pela as dicas sempre e bom que tem um profissional para conselhar nos motociclistas fica com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *