Qual é a melhor suspensão para carro? Rosca, fixa ou a ar?

Qual é a melhor suspensão para carro? Rosca, fixa ou a ar?

Os carros rebaixados estão se tornado uma verdadeira febre no Brasil. O estilo mais agressivo, combinado com rodas especiais, caiu no gosto de muita gente. Se você está pensando em rebaixar o seu e não sabe qual a melhor opção de suspensão para o carro, fique ligado nas nossas dicas de hoje.

Vamos falar sobre as suspensões a ar, rosca e fixa e as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma.

Quais são os tipos de suspensão?

Suspensão fixa

Este tipo de suspensão para carro conta com 4 amortecedores e 4 molas preparadas. Com a opção fixa, o carro é rebaixado a uma altura fixa, sem opção de regulagem. Este tipo é mais utilizado em carros de alta performance por oferecer ótima segurança nas curvas.

Praticamente todos os carros rebaixados a utilizam e o nome fixa vem justamente da falta de possibilidade de realizar ajustes sem alterar os componentes da suspensão. Carros de competição, por exemplo, muitas vezes têm suspensões fixas desenvolvidas especialmente para eles e para determinadas condições.

Suspensão a ar

Opção mais versátil que oferece regulagem de altura de maneira simples, fácil e rápida. Todo o processo é feito por um controle remoto e os passageiros nem precisam descer do carro no momento da regulagem.

Esta suspensão é composta por válvulas solenoides, compressores de ar, amortecedores reduzidos, bolsas, cilindro de ar, manômetros, mangueiras e controle remoto.

Suspensão de rosca

A suspensão de rosca possibilita a regulagem manual do carro. Ela conta com um sistema que se assemelha a uma porca e um parafuso, deslocando a mola para cima e para baixo.

No entanto, é preciso ter um pouco mais de cuidado com este modelo de suspensão para seu carro. O ajuste é feito em cada amortecedor e pode deixar o carro com um lado mais baixo que o outro.

Qual é a melhor suspensão para o seu carro?

Todas elas, desde que fabricadas por empresas especializadas, são boas opções para seu carro. A questão é como serão usadas e quanto você está disposto a pagar. A suspensão fixa, por exemplo, costuma ser mais utilizada em autódromos e carros de corrida. Nada impede que você use no seu carro, mas elas são mais duras e firmes.

Além disso,evite andar com o carro muito pesado. As lombadas e os buracos podem prejudicar as buchas e as balanças e fazer com que seu gasto aumente. Lembre-se de que essas suspensões precisam ser encomendadas e são mais caras do que as originais. Você não vai querer estragá-las e ficar no prejuízo, certo?

As suspensões a ar e de rosca oferecem um pouco mais de conforto por conta de sua regulagem de altura. Sabemos que as estradas brasileiras não costumam ser muito favoráveis aos carros rebaixados, por isso, a possibilidade de poder deixá-los mais altos para certos tipos de pavimento é uma boa opção.

A vantagem dela é a facilidade de uso. Você pode acioná-la por controle remoto na hora que achar melhor. No entanto, essa opção costuma ser mais cara para compra e para instalação, mas vale a pena pelo conforto e pela praticidade. Mesmo assim, se seu objetivo for de usar o carro também em autódromos, é melhor optar pela fixa ou de rosca.

A suspensão de rosca também tem como vantagem sua regulagem de altura e é uma boa opção para carros de uso urbano e/ou usados para corridas. No entanto, ela é mais trabalhosa para regular, pois é preciso levantar o veículo para ajustar a altura de cada um dos quatro amortecedores. Tome cuidado para que ele não fique torto, deixando uma rosca em cada altura.

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7 comentários sobre “Qual é a melhor suspensão para carro? Rosca, fixa ou a ar?

  1. Com a suspensão a ar, pode viajar pra onde quiser? A boatos de que ela não aguenta viagem? Verdade? Ou mito?

  2. Gostei das explicação sobre as a suspensão estão para cidade é melhor a de rosca não deixa o carro duro não nem perde aderência do veículo em curvas

  3. Tenho um corsa wind ano 2000 1.0, quero colocar rodas 15 195/50 nele, tenho duas duvidas..

    A primeira é a questão do consumo se altera muito ou não?.

    A segunda é se eu colocar essas rodas e depois deixar os amortecedores originais porém com molas esportivas, se o carro vai ficar muito baixo.

    1. Olá Dionathan. Quando você troca as rodas originais por rodas maiores o consumo de combustível pode aumentar devido a maior capacidade de aceleração.
      Nesse post você fica sabendo um pouco mais sobre isso: https://www.blog.connectparts.com.br/banner-principal-home-page/o-tamanho-da-roda-pode-aumentar-o-consumo-de-combustivel-do-carro/ 😉
      Já em relação a instalar molas esportivas, mesmo mantendo os amortecedores originais, a tendência é que a altura do carro rebaixe sim.

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