O tamanho da roda pode aumentar o consumo de combustível do carro?

O tamanho da roda pode aumentar o consumo de combustível do carro?

Rebaixar o assoalho, bem como colocar aerofólios e saiotes estão entre as alterações mais feitas nos carros de quem gosta de tuning.

Outra forma de customização muito popular é mexer no tamanho da roda. Mas será que isso melhora o desempenho do veículo?

No post de hoje, você vai ver que o único efeito causado pelas rodas grandes no seu veículo é estético.

No quesito performance, o resultado é totalmente contrário. Leia e entenda:

Por que consome mais?

De um modo geral, podemos dizer que os carros com rodas menores não atingem grandes velocidades, mas têm uma aceleração adequada.

Em contrapartida, veículos com rodas maiores conseguem atingir velocidades mais altas, porém a aceleração fica prejudicada.

Só que esse prejuízo na aceleração é pouco sentido nos veículos mais potentes.

Carros esportivos e veículos utilitários possuem rodas grandes, que ajudam no desempenho do motor.

Porém, essa característica não pode ser usada para melhorar a performance dos carros comuns. Mas por quê?

Primeiramente, vamos partir de um conceito mecânico básico: a função da aceleração em um carro é injetar combustível no motor.

Pois bem, as rodas maiores precisam de uma forcinha a mais na aceleração para poderem girar.

Por consequência, você pisa mais no pedal do acelerador, gastando mais combustível.

Por causa dessa força maior necessária, é comum vermos carros com esse tipo de modificação “morrerem” constantemente nas arrancadas, principalmente em morros.

Mas não dá para adaptar?

As montadoras ficam anos estudando a aerodinâmica dos veículos antes que eles sejam produzidos em série, ou seja: a melhor maneira para você dirigir o seu veículo com conforto, segurança e eficiência é mantê-lo com as características de fábrica.

Não é à toa que os carros com motores de até 2.0 possuem rodas de 13 a 15 polegadas.

As rodas pequenas oferecem uma aceleração apropriada e melhor consumo de combustível nos veículos de motores fracos.

Além disso, para que as rodas maiores fiquem proporcionais e tenham mais estabilidade, elas também precisam ser largas.

Com uma área maior dos pneus aderindo à pista, é preciso uma força maior para mover as rodas e, consequentemente, há um aumento no consumo de combustível.

Mais uma vez, pneus largos são justificáveis em carros potentes, mas acabam prejudicando o desempenho dos mais fracos.

Existem outros prejuízos?

Com rodas maiores, pode haver uma distorção entre o que é apontado no velocímetro e a realidade. Talvez você não saiba, mas a velocidade mostrada é calculada pelos giros das rodas do veículo.

Rodas grandes giram menos do que as pequenas para atingirem a mesma velocidade.

Deu pra entender a confusão que isso pode causar em um velocímetro? Isso pode te prejudicar principalmente ao passar pelos radares.

Além disso, colocar rodas maiores aumenta a altura do veículo, podendo fazer com que ele perca equilíbrio e estabilidade.

Fora isso, vimos que rodas maiores também são mais largas. E pneus largos demais deixam a direção dura.

Se, apesar de tudo, você ainda preza pela estética e quer colocar rodas maiores no seu carro, procure por pneus mais finos, pelo menos.

Dessa forma você não altera tanto o diâmetro do conjunto roda/pneu, causando menos prejuízos.

E você? Já dirigiu algum veículo com o tamanho da roda alterado? Percebeu alguma diferença no consumo de combustível?

Escreva aí nos comentários!

31 comentários sobre “O tamanho da roda pode aumentar o consumo de combustível do carro?

  1. Tenho uma vw caravelle 2.5 TDI estava com rodas aro 16, coloquei rodas 19 com perfil 40 realmente senti muita diferença no consumo

  2. Tenho um Corsa Classic 2014 completo, troquei as rodas aro 13 originais por rodas aro 14 pneus largos , ficou show , mas infelizmente perdi no consumo excessivo de combustível. Cláudio (São Paulo)

  3. Tenho um verona lx roda original 13 ..coquei rodas gauchas 14 ..ta bebendo fora do limite 3por litro..

  4. Tenho um palio young 2001 fire…tirei as 13 e coloquei 16 stilo, ficou show de bola..estabilidade e velocidade etc..mas consome muito mais, direção dura e pneus mais caro!! Vou colocar 14 e ser feliz!!

  5. Boa tarde!

    Tenho um Corsa Classic 2006, o comprei já com rodas aro 15 esportivos largos, estou tendo muita dificuldade em relação ao consumo, acho que ele esta consumindo muito estou fazendo sete às vezes oito por litro, antes com celta e onix que tinha fazia o dobro ou até mais em estrada, ouço as pessoas falando que não influencia, mas não acredito, mesmo sendo direção ele é duro, acho que tem haver sim o consumo, agora estou querendo vender o fazer rolo pelas originais dela que é aro 13 para ver se pelo menos faz 12 o litro que é a media para esse carro.

  6. Tenho um Ford Escort 96 1.8 tinha roda 13 de ferro mudei pra 14 liga leve, consumo de combustível é imperceptível em relação ao que era, estabilidade melhorou bastante.direção hidráulica por isso não senti se ficou mais duro. No começo senti que o carro forçava um pouco mais. Mas com o tempo parece que o carro “se acostumou” e voltou ao normal.

  7. Tenho um golf 1.6 com rodas originais 205/55/16. Estou querendo trocar pelas 225/30/20. Isso pode me causar algum transtornos. Da muita diferença uma da outra

  8. Boa tarde, tenho um Monza 93 com rodas 13, quero colocar roda 14 original mesmo, será que dá muita diferença?
    A qual pneus você recomenda 185/65/14 ou 185/70/14?
    Obrigado.

  9. tenho uma Tr4 quero trocar os pneus por outros mais estreitos; para diminuir o consumo. Tempo a traz fim com um Bronco 2 deu certo.

  10. Tenho um civic aro 20 no mesmo diâmetro da roda original.
    Fia a medicao de consumo.
    Na cidade chega a gastar 10% a mais de combustível ja na estrada o consumo é bem proximo ao original

  11. Tenho um gol g5 1.0 e as rodas são de liga leve do gol novo aro 15 sendo que as originais eram 14 , não tenho queixas com relação a consumo, continua muito econômico por sinal, fiz uma viagem pra minas gerais e com 45 litros rodei 800 kilometros

  12. Olá! Parabéns pelas informações aqui prestadas. Tenho um New Fiesta 15/16, motor 1.5 sigma, modelo conhecido por ser econômico e confortável. Comprei semi novo e já veio com lindas rodas 17″, quando o original é 14″ com roda de ferro e 15″ na liga leve. Consumo é alto, curiosamente no etanol está mais econômico, fazendo até 8 km/l e na gasolina, no máximo 7, se não ficar muito parado no trânsito rss.

  13. tenho um clio que veio com aro 13, mudei pra 16 ficou zuado (bebe e nao anda) agora coloquei aro 14 ficou bem legal. acho aro 14 o ideal pra esses tipos de carros (clio, celta, fiesta, gol etc…) tive um gol 13 q mudei pra 14 tb, enfim 14 eh a melhor pedida.

    1. Boa tarde Julio. Comentários assim ajudam muito, legal compartilhar conosco sua experiência.

  14. Estava louco pra trocar as rodas 13 do meu celta 2014 por 14, mas agora já fiquei com pé atrás…

  15. Boa tarde, peguei recentemente um Fiat Brava 1.6 16v ele veio com rodas e pneus 185/60/15, fui ver na ficha técnica e percebi que as originais são 185/65/14…por questão de estética mantive as 15″ mas utilizo as medidas 175/65/15…minha pergunta é,nesta condição ainda existem impactos no consumo,ou quase que se iquilibrou a situação? Me ajudem por favor com essa questão! Obrigado! Sou Wanderson de Itapevi – São Paulo

    1. Olá, Wanderson. Tudo bem? Nesse caso é possível que os pneus 175/65/15 e 185/65/14 tenham um impacto relativamente semelhante na eficiência de combustível. Para obter uma resposta mais precisa, seria necessário considerar outros fatores, como o tipo de pneus, a pressão dos pneus, a geometria do veículo e o estilo de direção. Qualquer intercorrência orientamos consultar um profissional especializado. Um abraço!

  16. Achei muito interessante essa matéria na questão explicativa sobre a relação rodas e consumo porque as vezes parece que estás questões não interferem mas já foi visto que sim… parabéns pelas orientações!

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