Home » Banner Principal Home Page » Luz de injeção acesa, e agora? Saiba como resolver!

Luz de injeção acesa, e agora? Saiba como resolver!

O sistema de injeção eletrônica é muito importante para o funcionamento do veículo, e a luz de injeção acesa pode ser um aviso de que há algum problema no automóvel.  

No entanto, você sabe o que fazer quando a luz de injeção do seu veículo acender? No artigo de hoje, você vai aprender a função dessa luz, os problemas que podem ocorrer se ela estiver acesa e como resolver o defeito.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre a luz de injeção acesa!

O que é a injeção eletrônica?

Antes de você aprender a função da luz de injeção, é preciso entender o que é a injeção eletrônica.

Esse sistema é responsável pelo gerenciamento eletrônico do motor do automóvel e pela alimentação de combustível. No painel dos carros, ele é representado pela luz em formato de motor, raio ou triângulo, nas cores amarela ou vermelha, dependendo da marca e do modelo do carro.

A injeção eletrônica serve para controlar o tempo de ignição, o comando das válvulas e o funcionamento do automóvel em marcha lenta, bem como a redução do consumo e a menor emissão de gases poluentes no ar.

Também tem o objetivo de injetar a combinação perfeita de ar e combustível em todas as faixas de rotação. Isso tem como consequência um acréscimo no desempenho do motor, pois ele trabalha sempre com a mistura adequada.

Qual é a função da luz de injeção?

A luz de injeção eletrônica acende todas as vezes que você roda a chave na ignição. Isso pode acontecer com o veículo desligado ou com o motor em funcionamento.

Ela serve para mostrar que está sendo feita a leitura de todo o sistema que verifica se o veículo está funcionando de maneira adequada. No entanto, logo após dar a partida, a luz deve se apagar. A luz de injeção acesa ou piscando repetidamente pode ser sinal de que algum problema foi detectado.

Quais os problemas que podem ocorrer com a luz de injeção acesa?

A luz de injeção acesa pode ser sinal de vários problemas no automóvel.

Se a luz se acender esporadicamente, não ficar acesa por muito tempo ou ficar piscando, pode ser algo mais simples, como por exemplo, um pequeno problema de leitura da sonda lambda (que fica localizada no coletor de escapamento do veículo).

Se esse for o caso, é sinal de que o combustível que você abastece seu carro é de má qualidade, ou ainda que há um pequeno mal contato nos plugs dos sensores.

Nestes casos, os problemas não resultarão em uma parada total do automóvel, e a solução será mais simples.

Também pode ser sinal de que há um defeito no catalisador, pois a peça pode não estar realizando adequadamente seu trabalho ou estar entupida, não cumprindo a função de transformar gases tóxicos em gases menos poluentes.

No entanto, se você perceber que a luz de injeção se acende com mais frequência, é sinal de que há um problema mais grave no carro.

Isso pode gerar desde uma dificuldade na partida do motor até oscilações na marcha lenta, cortes durante o funcionamento, aumento no consumo de combustível e perda de potência.

É importante lembrar que mesmo que o problema relacionado à luz de injeção acesa seja simples, é preciso avaliar e repará-lo. Com o  tempo, esses danos poderão se tornar mais sérios e caros para consertar.

O que fazer para resolver o problema?

A primeira coisa que deve ser feita ao notar a luz de injeção acesa é levar o automóvel a uma oficina. Lá o mecânico poderá fazer o diagnóstico detalhado do problema.

Com um equipamento chamado scanner, ele identificará o que provocou o acendimento da luz e poderá realizar os procedimentos necessários para corrigir o problema.

No caso da luz de injeção acesa ou piscando de maneira não constante, é necessário desligar o veículo por alguns minutos. Em seguida, ligue-o novamente e verifique se a luz volta a acender.

Há casos em que o problema não é permanente ou simplesmente mostra apenas um erro de leitura que o próprio sistema de injeção consegue corrigir. No entanto, não se esqueça de que é importante levar o automóvel em uma oficina, para que assim você possa evitar sérios danos em seu veículo.

Uma outra dica é sempre fazer a manutenção do seu carro. Revise-o para que não tenha surpresas desagradáveis.

Viu como é importante ficar de olho na luz de injeção acesa? Agora que você já sabe as causas desse problema, pode ficar mais atento e cuidar de seu automóvel!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0