Luz de injeção acesa, e agora? Saiba como resolver!

Luz de injeção acesa, e agora? Saiba como resolver!

O sistema de injeção eletrônica é muito importante para o funcionamento do veículo.

Portanto, a luz de injeção acesa pode ser um aviso de que há algum problema no automóvel.

No entanto, você sabe o que fazer quando a luz de injeção do seu veículo acender?

No artigo de hoje, você vai aprender a função dessa luz, os problemas que podem ocorrer se ela estiver acesa e como resolver o defeito.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre a luz de injeção acesa!

O que é a injeção eletrônica?

Antes de você aprender a função da luz de injeção, é preciso entender o que é a injeção eletrônica.

Esse sistema é responsável pelo gerenciamento eletrônico do motor do automóvel e pela alimentação de combustível.

No painel dos carros, ele é representado pela luz em formato de motor, raio ou triângulo, nas cores amarela ou vermelha, dependendo da marca e do modelo do carro.

A injeção eletrônica serve para controlar o tempo de ignição, o comando das válvulas.

Portanto, funcionamento do automóvel em marcha lenta, bem como a redução do consumo e a menor emissão de gases poluentes no ar.

Também tem o objetivo de injetar a combinação perfeita de ar e combustível em todas as faixas de rotação.

Isso tem como consequência um acréscimo no desempenho do motor, pois ele trabalha sempre com a mistura adequada.

Qual é a função da luz de injeção?

A luz de injeção eletrônica acende todas as vezes que você roda a chave na ignição.

Isso pode acontecer com o veículo desligado ou com o motor em funcionamento.

Ela serve para mostrar que está sendo feita a leitura de todo o sistema que verifica se o veículo está funcionando de maneira adequada.

No entanto, logo após dar a partida, a luz deve se apagar. A luz de injeção acesa ou piscando repetidamente pode ser sinal de que algum problema foi detectado.

Quais os problemas que podem ocorrer com a luz de injeção acesa?

A luz de injeção acesa pode ser sinal de vários problemas no automóvel.

Se a luz se acender esporadicamente, não ficar acesa por muito tempo ou ficar piscando.

Além disso, pode ser algo mais simples, por exemplo, um pequeno problema de leitura da sonda lambda (que fica localizada no coletor de escapamento do veículo).

Se esse for o caso, é sinal de que o combustível que você abastece seu carro é de má qualidade, ou ainda que há um pequeno mal contato nos plugs dos sensores.

Nestes casos, os problemas não resultarão em uma parada total do automóvel, e a solução será mais simples.

Também pode ser sinal de que há um defeito no catalisador, pois a peça pode não estar realizando adequadamente seu trabalho ou estar entupida.

Portanto, não cumprindo a função de transformar gases tóxicos em gases menos poluentes.

No entanto, se você perceber que a luz de injeção se acende com mais frequência, é sinal de que há um problema mais grave no carro.

Isso pode gerar desde uma dificuldade na partida do motor até oscilações na marcha lenta, cortes durante o funcionamento, aumento no consumo de combustível e perda de potência.

É importante lembrar que mesmo que o problema relacionado à luz de injeção acesa seja simples, é preciso avaliar e repará-lo.

Com o  tempo, esses danos poderão se tornar mais sérios e caros para consertar.

O que fazer para resolver o problema?

A primeira coisa que deve ser feita quando a luz de injeção acesa é levar o automóvel a uma oficina.

Lá o mecânico poderá fazer o diagnóstico detalhado do problema.

Com um equipamento chamado scanner, identificará o que provocou o acendimento da luz e poderá realizar os procedimentos necessários.

No caso da luz de injeção acesa ou piscando de maneira não constante, é necessário desligar o veículo por minutos.

Em seguida, ligue-o novamente e verifique se a luz volta a acender.

Há casos que problema não é permanente, mostrando apenas um erro de leitura que o sistema de injeção consegue corrigir.

Não se esqueça de que é importante levar o automóvel em uma oficina, assim possa evitar sérios danos no veículo.

Uma outra dica é sempre fazer a manutenção do seu carro. Revise-o para que não tenha surpresas desagradáveis.

Viu como é importante ficar de olho na luz de injeção acesa?

Agora que você já sabe as causas desse problema, pode ficar mais atento e cuidar de seu automóvel!

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23 comentários sobre “Luz de injeção acesa, e agora? Saiba como resolver!

  1. boa noite,hoje ao sair vir trabalhar meu carro apresentou a luz e a bateria acessa,demorou a pegar,sera foi porque lavei o carro,hoje tb chuvei muto;sera que bateu em algum comando eletrico,enfim mas pegou depois de 3 tentativas

  2. Bom Dia !!! Meus Parabéns pelo Esclarecimento. Este fato ocorreu comigo à três dias atras depois que coloquei combustível, pois já vou passar a prestar atenção nesse posto de abastecimento e vou alertar para os mesmos que irei pedir uma visita do IPM !!! Valeu pela dica !!!!

  3. Olá! Aqui aconteceu de a luz da injeção acender e o carro perder força. Troquei velas e cabos, rodei por cerca de 20km e a luz começou a piscar e então ficar acesa novamente.
    Levei para a oficina e o mecânico verificou novamente as velas, usou o scaner, saiu com o carro e não identificou nada.
    Então saí da oficina e cerca de 5km depois, aconteceu o problema de novo.
    Seria isso o combustível?
    O veículo é um Voyage 1.0 2010.

    1. Olá Mateus. Realmente pode ser problema com o combustível, mas é importante que você volte à oficina para saber qual a causa do problema.

  4. Boa tarde. Tenho um fox 2013 ele apresentou esse problema já troquei os cabos e a bobina e ate o bico, o que devo fazer? Uma coisa e certa andei procurando e percebi que exite muita reclamação dos carros da VW de vido este problema.

  5. Meu carro gol 1.6 g6 2013 abasteci o carro para viajar depois de andar 30 km parei o carro e deixei na lenta o carro deu uma treimedura tipo vai apagar e depois dei continuidade na minha viagem apos 15 km acendeu a luz amarela da injeção e nao apagou mais.
    O que pode ser o problema ja tou andando com ele assim mesmo a dois dia não notei nada nao ficou fraco ta normal.
    O que tenho de fazer a luz estar acessa ainda.

  6. Olá boa tarde tenho um corsa seda 99 1.0 , faz um mês mais ou menos a luz da injeção na hora de dar o primeiro giro na chave ela dá uma leve piscada , aí ligo o carro com um pouco de dificuldade, sobe um cheiro muito forte de gasolina q eu acho q vem do escapamento , aí ando um pouco com o carro ele fica super acelerado depois durante alguns segundos , fora o altíssimo consumo de gasolina, gosto de mexer no carro antes de levar ao mecânico e estou se dinheiro rsrsr, só mais uma coisa aquele sensor da válvula termostatica está vazando um pouco de líquido do radiador, sei tem q ser feito muita coisa e devo levar na oficina mais infelizmente estou sem grana msm então gostaria de saber por onde posso começar a mexer, muito obrigada pela atenção e desculpa se falei de mais !!!

  7. Tenho um uno way 1.0 ano 2011/12.
    Percebi que a luz da injeção estava ligada , levei no mecanico e trocamos os cabos e as velas, funcionei o carro e a luz apagou, 20 km depois a luz acendeu e o carro ficou fraco.
    Retornei e o mesmo pediu pra eu passar no eletricista pra passar o scanner e fazer a limpeza.
    No scanner acusou tensiometro da borboleta e o mesmo me sugeriu a troca da peça.
    Como a peça e muito cara deixei para proxima semana, mas a luz continua acessa e o carro voltou a sua força normal.
    O QUE DEVO FAZER??

  8. Bom dia eu um Cobalt 2013 a luz da injeção ela só acende quanto eu passo de 110 km…ela fica acendendo e apagando já passei o scanner e os mecânicos não descobre o problema já não sei mas o q eu passo vc pode me dar uma dica desde já agradeço

  9. Olá, acabei de pegar meu carro zero Km, Tracker, e aos 30km rodados o carro apresentou a luz indicadora de anomalia acesa. O manual diz para esvaziar o tanque e reabastecer com outra gasolina, e caso o problema persista, levar na concessionária. Algumaa vezes a luz apagou, mas agora está acesa direto. Estou esperando o tanque esvaziar (já rodei 250km), mas estou com receio de acontecer algo grave no carro, que vc recomendaria fazer?

  10. Bom dia, pessoal!!! Comprei um MOBI LIKE, ZERO, no mês passado e já veio com a bomba de injeção acesa no painel, não apaga de maneira alguma. Voltei na Concessionária e disseram não ter detectado problema algum no veículo. Pode???? Agora entrei em contato com a CONFIAT e estou aguardando a solução do problema. Já compro carro zero, pra não ter problema…e veja o que aconteceu!!! Antes eu tivesse ficado com meu FOX que nunca me deu problema, a não ser nos vidros elétricos.

  11. Acabei de comprar um mobi retirei da concessionária abastece e peguei a estrada para voltar pra minha cidade. Rodei 70 km e a luz da injeção eletrônica ascendeu. Liguei pro vendedor e me mandaram levar o carro para averiguar. Fiquei o dia inteiro. A princípio disseram que poderia ser combustível ruim mas informaram que detectaram um outro problema. Bem pegamos o carro hoje e viajamos 130km. Ao chegar a luz ascender de novo e não apaga. Amanhã vou ver p que fazer. Vou pedir pra substituir o veículo. Já e entregaram com defeito.

  12. O meu foi um Cobalt 1.4 2013/2014. Estava falhando e com a luz de injeção piscando. Fiz a revisão, trocas de óleo e filtros e cabos e velas. Porém, continuou. Daí pedi pro mecânico olhar e ele fez o teste na bobina. No final das contas era a bobina que só estava faiscando três cilindros.

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