Home » Banner Principal Home Page » Kit turbo: conheça as melhores opções para turbinar seu carro

Kit turbo: conheça as melhores opções para turbinar seu carro

Pensando em dar uma apimentada extra no seu carro? Partir para um kit turbo é, indiscutivelmente, um dos melhores custos benefícios. Diversos modelos já tem soluções prontas, os chamados kit padaria – APzeiros e Fusqueiros sabem muito bem disso!

Mesmo se for partir para um kit turbo pronto, diversos pontos ainda devem ser levados em conta e é sobre isso que vamos falar hoje!

Fazendo o planejamento do kit turbo

O primeiro passo para começar o seu projeto turbo é definir metas. Quer preparar um carro para pista ou para rua? Arrancada ou Track Day? Qual potência deseja alcançar? Qual orçamento?

Pense bastante nessas perguntas e, a partir delas, comece a pesquisar mais sobre o assunto. Muito além de escolher o turbocompressor, existem diversos fatores que influenciam no resultado da preparação.

Fluxo de ar do motor, pressão de funcionamento, tamanho da hélice, bicos injetores de combustível e exaustão de gases são apenas alguns dos pontos que devem ser cuidadosamente estudados.

Escolhendo a turbina

Hoje no mercado são inúmeras as opções de turbinas para montar seu kit turbo. De modelos importados a nacionais, o leque de opções é enorme. Para dar uma visão mais geral, podemos comparar 3 modelos de diferentes dimensões, todas da fabricante Garrett. A menor, .42, a intermediária, .50 e a maior, .70.

Turbo Garrett .42

A menor das três, a turbina .42, pode ser uma excelente opção para quem procura uma preparação para rua. Como ela entrega toda a potência em rotações mais baixas, seu uso diário é mais fácil e amigável. O fabricante recomenda para esse turbo pressões de até 1,5kg.

Turbo Garrett .50

Já o modelo intermediário, a Garrett .50, também é excelente para uso de rua. Por ter a mesma dimensão da .42 na parte fria, a potência também vem logo em baixas rotações. A principal diferença da .50 está em sua maior capacidade de suportar altas pressões, até 2kg, o que garante maior potência em altas rotações.

Turbo Garrett .70

Intuitivamente, imagina-se que a maior das três será a que renderá maior potência, mas a lógica não é simples assim. Mais recomendada para uso em corridas – especialmente em arrancadas – a Garrett .70 pode aguentar até 3kg de pressão.

Turbinas grandes aumentam o chamado turbo-lag, ou seja, o tempo que demora para a turbina encher e entregar a potência. Além desse problema, o fluxo de combustível – controlado pela bomba de combustível e bicos injetores – também necessita de um cuidado especial. Leve isso em consideração na hora de escolher seu kit turbo.

Cuidados especiais com carros turbo

Cada preparação com kit turbo é um desafio diferente, mas para todos os casos é necessário tomar alguns cuidados. Como o desgaste das peças é bem maior, redobre a atenção com a manutenção do carro, fazendo revisões preventivas, pelo menos, duas vezes por ano.

Para preparações mais extremas, tenha um cuidado especial! Pistões, bielas e radiadores originais não foram feitos para funcionar em regimes extremos como os de um carro com kit turbo instalado. Procure um preparador para te ajudar no processo, e não se esqueça de conferir também a resistência do câmbio do veículo.

É apaixonado por carros e quer sempre ficar por dentro do assunto? Siga a Connect Parts no Facebook e Instagram!

Caroline Beluque

Graduada em Publicidade e Propaganda com 21 anos, Caroline é Web Writter da empresa Connect Parts.

Comments (1)

  1. Abdias Bideh disse:

    Olá! Me chamo Abdias, de Teresina, Piauí. Tenho um Hyundai i30 (ano 2010) de câmbio manual. O carro é meu xodó, e como já tem 7 anos, decidi não vendê-lo. Comprarei um carro novo para o dia a dia, e quero turbinar meu carango coreano. Do que preciso? Quanto será em média meu orçamento. Preciso mudar algo na caixa de marchas? E nos freios e suspensão? Não quero para competição e, sim, para dar umas voltas na cidade aos finais de semana, mas também quero poder sentí-lo com uns 400 cavalos de potência. Se puderem me ajudar, agradeço demais. Meu e-mail é abdbideh@hotmail.com e meu telefone é (86)99952-2868 whatsapp. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *