Home » Banner Principal Home Page » Fã de campeonato de som? Confira nosso calendário e não perca nenhum evento!

Fã de campeonato de som? Confira nosso calendário e não perca nenhum evento!

Se você é apaixonado por carros e curte veículos rebaixados, turbo e claro, um bom campeonato de som, esse post é para você! Nós preparamos um artigo especial com o calendário dos maiores campeonatos de som automotivo do país. São eventos que reúnem milhares de pessoas que desejam expor suas “máquinas” , trocar experiências e ideias.

Quer saber tudo sobre campeonatos de som automotivo e ficar por dentro dos melhores encontros? Acompanhe o nosso post e fique bem informado sobre o assunto!

O que é um campeonato de som?

Antes de você conhecer os melhores campeonatos de som automotivo, vamos explicar o que é essa maneira de se divertir.

Os campeonatos de som surgiram nos Estados Unidos, no início dos anos 90. Eles foram criados por associações que buscavam o aprimoramento técnico de cada veículo e a troca de ideias. No Brasil, o primeiro campeonato aconteceu na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, em 1997.

Para que serve o campeonato?

O campeonato possui várias regras e serve para avaliar os veículos em categorias, que levam em consideração critérios como: acabamento, posição da caixa principal, quantidade de baterias, número de módulos, posição dos bancos e potência final do som.

Categorias:

Light

Permite apenas uma bateria e um módulo, com potência de até 7 mil watss.

Intermediário A

Permite até duas baterias de 14 volts. As baterias não precisam estar no local da instalação original. Dois módulos de até 7 mil watss também podem ser usados.

Intermediário B

Os carros que competem nessa categoria podem ter até três baterias e dois módulos. Elas podem ser instaladas em qualquer local.

Intermediário C

São permitidos dois módulos e três baterias. No entanto, são usadas espumas e mantas para travar o som. As baterias também podem ficar em qualquer lugar do veículo.

Super

Nessa categoria não é permitido qualquer material para mudar o assoalho. Mas o veículo pode ter mais de uma bateria no sistema de som e 16 volts. Também são permitidos 15 mil watss no total.

Extremo

Essa categoria é uma das melhores. No extremo A, o som precisa ter até 20 mil watss e no B, acima desse número. Também é permitido paredão de alto-falantes na coluna central.

Quais são as principais regras?

Cada campeonato tem suas próprias regras. Uma delas é que os carros não podem ter insulfilm para que o interior possa ser visto, além da medição ser feita com o carro parado e ligado.

Durante a inscrição, todos os competidores são informados de que estarão expostos a sons muito altos e que isso pode causar problemas de audição. Portanto, a organização do evento recomenda o uso de equipamentos de segurança que devem ser feitos por cada competidor.

Qual é a regra de avaliação adotada?

Atualmente, uma regra específica é adotada mundialmente.

O critério é feito pelo índice de pressão acústica (SPL). Em alguns casos, a curva de resposta do equipamento de som é tirada pelo analisador de tempo real (RTA). Isso indica quais as frequências que o sistema de som é capaz de reproduzir. Por sua vez, o sistema informa os detalhes técnicos da reprodução sonora e, de acordo com o ambiente, a forma como o som é afetado.

Já no Brasil há um grande interesse por sistemas de áudio que são executados fora dos veículos.

Quais são os campeonatos mais famosos?

Há no Brasil algumas competições que se tornaram tradicionais. A promovida em Patrocínio, interior de Minas Gerais, é uma delas. Oito eventos já foram realizados. Em São Paulo, os eventos das cidades de Paulínia, Ribeirão Preto e Pirassununga são os mais famosos, pois algumas edições já aconteceram.

Um dos maiores eventos voltados ao som automotivo é o Campeonato de Som Automotivo e Rebaixados, que tem várias etapas em capitais e cidades do país. No ano passado, o campeonato aconteceu na cidade de Manaus.

Onde ocorrerão os campeonatos deste ano?

Neste ano, várias cidades brasileiras irão realizar o Campeonato de Som Automotivo. Confira o calendário de eventos:

Maio

28|05 – Divinolandia (SP)

Junho

04|06 – Itaú de Minas (MG)

11|06 – Mococa (SP)

Julho

09|07 – Itamogi (MG)

09|07 – 14º Ouro Tuning – Ouro Fino (MG)

16|07 – Lorena (SP)

Agosto

(sem eventos)

Setembro

10|09 – Batatais (SP)

Outubro

(sem eventos)

Novembro

21|11 – Sambódromo (SP)

Dezembro

(sem eventos)

Agora que você já conhece o calendário de campeonato de som, vai poder se programar para ir em quantos quiser. Afinal, não importa o local onde ocorrerá o evento, o importante é conhecer a potência sonora das máquinas, trocar ideias e curtir as cidades brasileiras!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe o post em suas redes sociais e informe seus amigos apaixonados por campeonato de som onde acontecerão os eventos de 2017!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0