Home » Banner Principal Home Page » Equalizador de som automotivo: como regular e ter um melhor desempenho

Equalizador de som automotivo: como regular e ter um melhor desempenho

Uma das dúvidas que muitos proprietários de automóveis têm é em relação a regulagem do equalizador de som automotivo. Este item do carro serve para ajustar o som de acordo com o gosto do motorista.

Você sabe como regular o seu equalizador de som automotivo? No artigo de hoje, vamos lhe ensinar como se faz. Quer aprender com a gente? Então, acompanhe nosso post!

O que é o equalizador de som automotivo?

O equalizador de som automotivo é uma função dos players que ajusta os timbres sonoros para que eles sejam confortáveis aos ouvidos. Você pode decidir se quer o som mais alto ou mais baixo, agudo, grave ou médio.

No mercado, é possível encontrar vários tipos de equalizadores, dos mais simples aos mais complexos. No entanto, na hora de decidir qual comprar, é preciso levar em consideração a capacidade da audição humana.

Afinal, você quer que o som do seu carro seja agradável aos seus ouvidos, não é mesmo?

Como o equalizador funciona?

A audição humana tem a capacidade de perceber sons que variam de 20Hz a 20.000 Hz (ou 20Khz).

As percepções sonoras viajam neste espectro e isso nos possibilita distinguir as frequências sonoras que são classificadas em frequências baixas (graves), frequências mais altas (agudas) e médias (intermediária entre os dois extremos).

As baixas frequências começam nos 20Hz e vão até 63Hz. Ali  funcionam os SubGraves ou Subwoofer. Esse é aquele som que tem uma vibração que chega a disparar o alarme dos veículos.

Os Graves trabalham entre 63Hz e 250Hz e também são chamados de Woofers. Eles proporcionam graves macios e com maior volume.

Já as frequências médias estão entre 250Hz a 5KHz e trabalham ao nosso favor. Essas são as MidBass, Mid Range, Cornetas, entre outras.

As frequências mais altas ou agudas fazem parte do tweeter. Essas não tem a característica potente dos graves, mas contam com os toques metálicos que agradam os ouvidos.

O equalizador de som automotivo serve para ajustar o som, fazer com que ele seja adequado para o seu gosto auditivo. Por isso, esse item é tão importante para o automóvel e para quem gosta de veículos potentes.

Vamos falar a verdade, quem nunca quis ter um belo som em seu carro? Com o som automotivo regulado, a experiência auditiva se torna ainda mais prazerosa.

Quando usar um equalizador de som automotivo?

O equalizador de som automotivo também é para ser usado em rachas de som e medições de SPL, onde se trabalha somente uma faixa de frequência e o resultado é melhor.

Numa medição de SPL, por exemplo, na qual o competidor utiliza o equalizador para intensificar a faixa de 60Hz e reduzir outras, o sistema é mais eficiente.

Dessa maneira, o sinal modificado enviado pelo equalizador não terá problemas como a falta de frequência aguda e os alto falantes não ficarão com baixa potência.

Como regular o equalizador?

Quando for ajustar o equalizador de som automotivo, pense na capacidade que cada falante instalado no automóvel tem e qual a frequência necessária para que você possa valorizar o som.

Será necessário ajustar os timbres musicais para que eles fiquem de acordo com o seu gosto pessoal. Portanto, seu objetivo é o que definirá o ajuste.

Você quem vai decidir se quer um som com equipamentos mais potentes, que vai extrair o máximo de potência sonora de uma equalização pesada e a qualidade sonora. Com o ajuste personalizado do equalizador de som automotivo, as vibrações de todos os timbres serão definidas.

Vale lembrar que muitos players têm equalizações pré-definidas que podem ser ajustadas para você curtir as músicas, mas a personalização deixa seu som com mais atitude e com a sua cara.

A dica de ouro é começar com as posições dos potenciômetros zerados, na posição Flat, na marca 0 dB. Daí por diante, você deve observar a falta ou o excesso de graves médios e agudos. Em seguida, ajuste o equalizador em sua frequência correspondente e perceba o destaque de cada um.

Se você gosta de Funk, por exemplo, coloque mais grave. Já se seu estilo é o bom e velho Rock, os médios dos vocais e do overdrive da guitarra poderão ter mais alguns decibéis.

Seja qual for seu estilo, em lojas especializadas é possível encontrar o equalizador de som automotivo ideal. Você poderá escolher dos equalizadores mais simples até os mais potentes. Na verdade, no final disso tudo, o que importa é ter uma experiência auditiva agradável.

Agora que você já sabe como regular o equalizador de som automotivo, poderá ter o som que sempre sonhou!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos que também curtem sons potentes!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0