Dicas para Escolher o Capacete Certo

Dicas para Escolher o Capacete Certo

Garantir a segurança é sempre a parte mais importante na hora de equipar a sua moto ou o carro, mas e na hora de se equipar para botar o pé na estrada, você também tem a mesma preocupação?

A moto exige mais equipamentos de segurança do que um carro, e o principal deles é o capacete.

O capacete é um item de segurança obrigatório, a não utilização do capacete pode te gerar uma multa, e a utilização pode salvar sua vida.

A ConnectParts trouxe algumas dicas para te ajudar a encontrar o capacete perfeito.

Certificado de Segurança

Todos os capacetes devem conter o certificado de segurança do INMETRO e do OCP, Organismo de Certificação do Produto. Para ter certeza que o capacete é seguro, confira na parte de trás se eles possuem os dois selos de segurança dos orgãos citados.

O Tamanho

Um capacete largo pode prejudicar a sua visão na hora de pegar estrada, principalmente quando ultrapassar os 100km/h. É bem provável que o equipamento fique abaixando se estiver sobrando.

O ideal é que o capacete fique apertando um pouco as bochechas, porque o estireno (isopor) que compõe a parte inferior do capacete pode alargar depois de algum tempo e acabar deixando seu capacete largo.

Viseira

A maioria dos capacetes atuais vem com viseira anti risco, mas é bom conferir e garantir. Isso prolonga a vida útil da sua viseira e te poupa o trabalho de trocá-la. Fique atento também a cor da viseira, os modelos fumês só são permitidos durante o dia e as espelhadas são proibidas por lei.

Sistema de Ventilação

Uma coisa simples que pode te prejudicar: o sistema de ventilação. Caso não seja muito efetivo pode acabar embaçando a viseira do capacete. Além de não circular bem o ar dentro do capacete, atrapalhando a respiração do usuário.

Teste Rápido

Se possível, faça um teste rápido: vista o capacete e ajuste bem a regulagem da fivela, deixando-a encostada na sua pele e balance a cabeça para os lados, para cima e para baixo com força duas ou três vezes. O capacete deve ficar perfeito na sua cabeça e não pode cair.

Tem mais dúvidas? A Connect Parts tem um guia de compras com tabelas de tamanho e todos os detalhes que você precisa saber antes de comprar o seu. Confira!

Continue acompanhando o blog para mais conteúdos como esse, e siga-nos também nas redes sociais.

Um comentário em “Dicas para Escolher o Capacete Certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *