Home » Banner Principal Home Page » Conheça os vilões do consumo de combustível na estrada

Conheça os vilões do consumo de combustível na estrada

Quando estamos falando de consumo de combustível, devemos ter em mente que uma manutenção periódica, o modo de dirigir e o tipo de combustível são fatores de grande influência para prevenir e economizar os gastos com o automóvel. Em tempos de alto preços, é necessário que os motoristas tomem medidas para evitar aquele susto na hora de abastecer o seu carro, concorda?

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça os vilões do consumo de combustível na estrada. Vem com a gente!

Usar o ar-condicionado em excesso

O ar-condicionado tem grande influência no consumo de combustível. Se não estiver precisando dele, deixe-o desligado. Agora, se for um dia de muito calor, use-o. Contudo, não se esqueça de dirigir com os vidros do carro fechados quando estiver com o ar ligado para economizar mais.

Outra questão é andar com os vidros do automóvel abertos na estrada a mais de 80 km/h. Isso interfere na aerodinâmica do seu carro, e acaba proporcionando um consumo maior do combustível. Ou seja, nesses casos é aconselhável andar no seu possante com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado para economizar mais, pois a entrada lateral de vento interfere no rendimento do veículo.

Rodar com o carro desalinhado

Sabe aquele carrinho de compras todo desajeitado do supermercado, com as rodinhas tortas, que te obriga a fazer um esforço bem maior? Com o seu carro pode acontecer o mesmo! Se suas rodas estiverem desalinhadas, o consumo de combustível será bem maior por causa do esforço extra do motor — sem contar o pneu, que fica desgastado mais rápido.

Esse tipo de problema acontece quando você encosta as rodas na guia ou pega buracos no dia a dia. Você percebe que as rodas estão com problemas no momento em que o volante começa a puxar para um dos lados.

Se o seu veículo possuir direção hidráulica, esse desalinhamento fica menos perceptível. Por isso, é importante fazer a verificação do alinhamento da suspensão pelo menos a cada 10.000 km rodados.

Deixar de trocar filtros

O filtro de ar sujo bloqueia a entrada de ar, assim, uma parte do combustível não vai ser queimado por causa da falta de oxigênio na mistura. A mesma coisa acontece com o filtro de combustível: se estiver entupido, ele também altera a relação ar-combustível — conhecida por quem entende do assunto como relação estequiométrica.

Então, não deixe de trocar os filtros. Eles são encontrados com um valor baixo e devem ser substituídos a cada 10.000 km rodados. Se você pega a estrada constantemente, é bom verificar o filtro de ar a cada 5.000 km rodados.

Fazer do porta-malas uma despensa

Muitas pessoas fazem do porta-malas um verdadeiro quartinho da bagunça, transportando excesso de peso que seria dispensável e, consequentemente, obrigando o carro a consumir mais combustível.

Alguns motoristas, quando vão fazer uma viagem, esquecem que no local onde vão têm supermercados e lotam o veículo com muitos produtos, aumentando o peso e o gasto de combustível.

Você deve ter em mente que existem vários os fatores que obrigam o seu carro a consumir mais combustível. Mude seus hábitos, evite os excessos e busque sempre deixar a manutenção do seu veículo em dia.

E aí, gostou do nosso post sobre os vilões do consumo de combustível na estrada? Que tal conhecer agora os cuidados a serem tomados na estrada ao viajar para a praia?

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *