Saiba como resolver o vazamento de água no seu carro

Saiba como resolver o vazamento de água no seu carro

O vazamento de água no carro é um problema que não pode ocorrer com frequência, já que qualquer falta de água pode causar grandes estragos no motor do veículo. Por isso, é importante você ficar sempre atento.

No entanto, você sabe como resolver o problema? No artigo de hoje você vai aprender tudo sobre o assunto.

Ficou interessado? Então, acompanhe nosso post sobre vazamento de água no carro e aprenda com a gente!

Quais são os motivos do vazamento de água no carro?

Antes de ir até a oficina mecânica para verificar o vazamento de água no carro, você mesmo pode identificar onde está o problema.

Existem alguns locais no veículo onde os vazamentos podem acontecer. Claro que isso pode variar de um carro para outro, pois depende da maneira que o automóvel foi projetado, montado e quais os materiais que foram utilizados para a vedação.

Entretanto, há alguns motivos clássicos que podem provocar o vazamento de água no carro. Confira:

1. Danificar a junta do cabeçote

Se a junta do cabeçote está danificada, a água pode estar vazando por aí, pois pode ter ocorrido um sobreaquecimento anterior. O veículo também pode estar perdendo óleo.

2. Provocar bolhas nas mangueiras

Com o motor ligado, você pode verificar se há bolhas em algum ponto das mangueiras. Para ver isso, tome cuidado e não encoste as mãos nas partes quentes do motor e nem na ventoinha.

Se você conseguir retirá-las, uma dica é passar sabão na parte externa e jogar água com pressão dentro da mangueira. Caso veja bolhas, isso indicará que há um vazamento de água no carro.

3. Deixar as tampas do radiador e do reservatório mal fechadas

As tampas do radiador e do reservatório do veículo devem estar bem vedadas e fechadas para que não ocorra vazamento de água no carro. Se elas estiverem mal colocadas, podem ser o motivo do problema.

4. Ter problemas na serpentina

A maioria dos veículos hoje disponíveis no mercado tem serpentina de ar quente. A serpentina fica no interior do automóvel e pode vazar. Alguns modelos de automóveis podem apresentar vazamento no interior do veículo e molhar o tapete do assoalho dos bancos da frente.

5. Manter o radiador perfurado

Não é comum o radiador ser o motivo do vazamento de água no carro. No entanto, isso pode acontecer se ele for perfurado por um objeto na pista ou até mesmo uma pedra.

Para verificar se o problema está aí, com o tempo seco, deixe o carro esfriar e passe a mão por baixo do radiador. Dessa maneira você perceberá se há água vazando do local.

Quais são os riscos?

Se seu carro apresenta vazamento de água, saiba que isso pode causar várias complicações. Conheça algumas:

1. Problemas no cabeçote

O vazamento de água no carro pode queimar ou trincar o cabeçote do motor. Isso fará com que você tenha um alto custo com a manutenção corretiva.

Além disso, se o cabeçote estiver queimado e rachado, o líquido de arrefecimento causará graves danos no motor que deveria estar sempre fresco.

Para substituir as juntas você deverá ter tempo e o custo é alto, já que o cabeçote e o motor devem ser reparados de qualquer empeno causado pela alta temperatura.

2. Mau funcionamento do motor

Outro dano causado pelo vazamento de água no carro é o mau  funcionamento do motor.

Com a água baixa, o motor do veículo não funciona na temperatura normal e acaba superaquecendo. Se você anda com frequência com a temperatura alta do motor, várias peças importantes que ajudam seu automóvel a funcionar, como selos, juntas e radiadores poderão ser danificadas.

Além disso, o superaquecimento pode causar danos no sistema do automóvel.

3. Cilindros entortados

Os cilindros fazem parte do motor de um veículo. Eles são tubos de metal onde os pistões se movimentam. Se o líquido de arrefecimento cai em um cilindro, ele poderá se deformar.

É importante lembrar que os cilindros são muito importantes e podem ser consertados quando se quebram. No entanto, muitas vezes não vale a pena fazer o serviço.

A recomendação de alguns mecânicos é a substituição de todo o motor do automóvel se um cilindro estiver danificado, especialmente em carros mais antigos, no qual o motorista vai gastar mais dinheiro do que o automóvel realmente vale.

Como consertar?

Caso o vazamento de água no carro seja pequeno, você pode repará-lo com eliminadores de vazamentos, pois eles formam uma vedação física composta por fibras sintéticas e orgânicas.

A vedação é consolidada de forma permanente por vidro líquido. É importante lembrar que outros eliminadores de vazamentos consertam pequenos vazamentos, mas não vedam vazamentos maiores.

No caso das mangueiras, troque-as. Já os cabeçotes trincados, substitua as tampas, lembre-se que se o cabeçote estiver danificado, o motor pode sofrer graves danos.

No entanto, se o problema for mais grave, o ideal é levar o automóvel a um mecânico de confiança para que sejam feitos os devidos reparos. Um vazamento de água não identificado ou que seja reparado de forma incorreta pode levar até à perda do motor do carro.

Já teve problemas com vazamento de água no carro? Conte pra gente nos comentários!

23 comentários sobre “Saiba como resolver o vazamento de água no seu carro

  1. Meu carro é um astra estou com esse problema a calha lateral do meu radiador são novas eh troquei quando eu faço o teste com ele fora do radiador ele não vaza quando eu boto o radiador no carro e eu saiu com o carro ele esquenta e eu paro depois de uns 2 min ele vaza pelas calhas esses dias quando acordei de manhã vi um pequena posa entre o cabeçote e o motor bem na junção do cabeçote com o motor
    Quando ligo tbm percebo que ele está jorrando água pelo cano muito longe levei no mecânico ele me indicou trocar a junta é compra um radiador novo o que vocês podem me indicar a fazer ??
    Bom dia a todos

    1. Bom dia Victor, tudo certo? O ideal é que você leve o carro até seu mecânico de confiança que irá te aconselhar da melhor maneira para evitar que o vazamento cause problemas.

  2. Estou com problema de vazamento em uma BMW 118i 12/13. A primeira vez foi arrumada em 09/03/18, vedação próxima a turbina = aditivo do radiador 200, junta turbina 145, jogo vedação completa 100, kit anel de vedação 45, mão de obra 380, total de R$ 870,00. O problema continuou no mesmo local, retornei em 25/04/18 a BMW ficou até 04/05/18 na oficina, arrumaram novamente o mesmo local e localizaram outro vazamento sendo cobrado abraçadeira 10, anel 10, serviço 350, total de R$ 370,00. Em 06/06/18 tive um vazamento completo e repentino, zerando todo o liquido de arrefecimento. Esta novamente na mecânica e informaram q foi uma peça plástica q rachou. Não pode ser coincidência, surgir um problema atrás do outro. Sabem me informar se é problema da oficina??? Se é serviço mal feito??? Se o concerto incorreto pode estar desencadeando outros danos e vazamentos???

    1. Bom dia Luan. O ideal é que você procure um profissional da sua confiança para te auxiliar a resolver esses problemas.

  3. Boa tarde, já levei meu Corsa Clássic 2006 , para arrumar radiador, voltou a vazar, levei novamente as duas vezes , o profissional falou que estava com muita pressão o motor e estava abrindo os rebites, o carro não altera o aquecimento, mas vaza nos mesmos lugares, principalmente quando esfriá, não sei o que fazer? Por favor me de uma opinião, obrigado.

    1. Boa tarde Márcio. A melhor solução é procurar um profissional da sua confiança que te ajudará a identificar onde está o problema.

  4. Meu carro está vazando água no lado do motorista e em baixo do carro toda a água que coloco no tanquequino vaza.

    O que pode ser?.

  5. Meu corsa está vazando água pelo sensor da válvula de temperatura e o marcador de temperatura no painel parou de funcionar oq posso fazer antes de levar na oficina???

  6. O meu carro é um agile flex 2011, ele só vaza água quando o carro está ligado, tem alguma dica de aditivo para colocar no radiador para ver se veda os vazamento?

    Vanilson

  7. Olá estou com um problema no meu prisma 1.4 2012. Aconteceu que apos 3 dias parado notei que estava pingando agua por de baixo do carro. E a agua do reservatório havia baixado.Levei no dia seguinte no mecânico e não deu um pingo.ele me disse que poderia ser uma sujeira que estaria fazendo uma espécie de “ladrão” na bomba d’agua.Gostaria de saber se isso faz sentido vazar e depois parar do nada? Preciso fazer limpeza no sistema de arrefecimento mais to com medo de fazer e voltar a vazar dai teria que refazer o processo novamente..aguardo a resposta grato!

  8. Olha ; sempre vejo vc procurar especialista e vc não dar dica nenhuma , eu achei que aqui vc daris uma palavrinha srtis bom.

    1. Maria, boa tarde.

      Em questões mais técnicas e especificas para os veículos, é complicado indicarmos alguma solução, visto que não analisamos todos os parâmetros do veiculo. Por isso nestes casos indicamos procurar um especialista.

  9. Olá tenho um Corsa sedan 2013/2014 têm dois dia que descobri que estava vazando o produto, líquido que resfria o motor. Estou muito assustada, será que danificou o motor? O ar quente por exemplo não está funcionando.

    1. Olá Jania. Indicamos que procure um profissional habilitado para verificar qual é o problema e como resolvê-lo a fim de não prejudicar o funcionamento do motor do carro.

  10. Simplesmente troquei o radiador sexta feira pela manhã e continuou o vazamento. Ontem então foi a gota d’água, coloquei água vazou na hora. Passei o maior apuros pra chegar em casa.

  11. Oi aqui é a Regina da Silva, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *