Como funciona a Injeção Eletrônica?

Como funciona a Injeção Eletrônica?

Para entender como a injeção eletrônica funciona, é preciso entender do que o sistema de injeção eletrônica é composto.

Além disso, são vários os equipamentos que juntos formam o sistema.

Os componentes do Sistema

Sensores

guiacifie

Responsáveis por enviar à Unidade de Controle Eletrônica (UCE) todas as informações necessárias para que o equipamento saiba como agir.

Os sensores da injeção eletrônica são: temperatura do ar, velocidade, temperatura ar, temperatura do líquido de arrefecimento e posição da borboleta de aceleração.

Atuadores

Esses componentes controlam as reações do motor de acordo com os comandos da UCE, que é enviado pelos sensores.

São eles: injetores, bobinas, marcha lenta, bomba combustível, válvula purga canister, eletroventilador, luz avaria de sistema.

Unidade de Controle Eletrônico

É a central de informações, a unidade de controle eletrônico controla todas as informações emitidas pelos outros componentes. Através dos dados recebidos pelos sensores, a unidade de controle também controla o funcionamento dos atuadores.

Bomba Elétrica

Portanto, responsável por sugar o combustível que entra no carro e enviar para os injetores.

Apesar disso, somente a Unidade de Controle Eletrônico pode comandar a hora que o combustível deve ou não ser injetado, por isso as válvulas ficam fechadas.

Como funciona?

inje

Além disso, agora vamos entender como o sistema funciona.

Ele é responsável por queimar a gasolina do motor, e através dos componentes, como sensores e atuadores, ela sabe o momento exato de enviar combustível para a queima.

Isso ocorre porque a injeção utiliza menos combustível que os carburadores, por conseguir dosar exatamente o quanto de combustível será necessário queimar para que o carro funcione corretamente, ao contrário do carburador, que tinha um processo mais lento.

Por isso, o sistema de injeção eletrônica é muito mais rápido e ágil que os antigos carburadores, que atualmente estão quase em extinção. 

Inclusive, é proibido por lei que os carros venham de fábrica com motor a carburador, todos devem vir com sistema de injeção eletrônica que ajuda o carro a ter respostas muito mais rápidas, se tornando até uma medida de segurança.

Ainda ficou com alguma dúvida?
Deixa um comentário pra gente!

Um comentário em “Como funciona a Injeção Eletrônica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *