Home » Banner Principal Home Page » Como escolher a melhor cera automotiva para o seu carro

Como escolher a melhor cera automotiva para o seu carro

Quem curte carros ou é proprietário de um, aprecia os veículos bem cuidados e com a pintura brilhando, não é mesmo? Mas você sabe qual é a melhor cera automotiva para cada tipo de veículo?

Nesse post, você vai aprender como escolher a cera adequada para o seu automóvel. Ficou interessado no assunto? Então acompanhe nosso artigo!

Pense na escolha da cera

A cera automotiva serve para proteger a pintura do seu carro contra os raios UV, dejetos de pássaros e contaminações industriais. Ela é um produto indispensável para manter o carro sempre bem cuidado.

A cera garante mais brilho e facilita a limpeza da pintura. Além disso, ela repele a água e traz diversos outros benefícios. Por isso, antes de escolher a melhor cera automotiva, veja qual é o motivo para aplicá-la, isso fará uma grande diferença na escolha do produto.

Escolha a melhor cera automotiva de acordo com suas necessidades

Para cada carro, há um tipo de cera. Fique ligado em nossas dicas e escolha a melhor cera automotiva de acordo com suas necessidades:

1. Cera líquida

Possui menos solventes e por isso pode ser aplicada com mais frequência. Ela remove riscos mais superficiais e ajuda a proteger o verniz.

A remoção do produto pode ser feita com microfibra e dá para usá-lo uma vez por mês. Além disso, você não gasta muito tempo para aplicá-lo. Leva apenas 40 minutos para passar em seu automóvel.

2. Cera em pasta

É uma cera mais forte. Ela serve para remover os riscos mais profundos do veículo, além de possuir mais solventes em sua composição. Você pode encontrar no mercado essas ceras em cores rosadas ou brancas.

Para aplicar no automóvel, você deve usar esponjas próprias ou algodão, faça movimentos circulares. Aproveite a sombra e aplique o produto na carroceria fria do veículo.

Em relação a quantidade de aplicações, a cera em pasta não deve ser usada com muita frequência, pois o solvente que há em sua fórmula pode remover o verniz do seu carro.

3. Cera de lava rápido

Essa é uma cera diferente das outras. Ela é considerada um aditivo que é misturado ao sabão para dar um brilho temporário ao carro.

O produto tem algumas desvantagens, como por exemplo, não remove a sujeira, os riscos e se o carro não estiver encerado, ela não terá nenhum efeito.

Para aplicá-la é necessário você ter cuidado. Ela deve ser utilizada na sombra, pois o sol forte pode manchar a pintura, principalmente se seu automóvel for de cor escura.

4. Cera em spray

Essa é considerada uma cera prática e rápida. Ela ajuda a repor a proteção da pintura. Porém, ela não tem os mesmos benefícios que as ceras líquidas, não remove a sujeira e nem os riscos.

A cera em spray deve ser usada em carros previamente polidos ou encerados para que seu efeito seja satisfatório. Para aplicá-la, você gastará cerca de 10 minutos.

Observe a superfície que a cera será aplicada

Para escolher a melhor cera, observe a superfície que será aplicado o produto. Isso será importante para garantir o brilho do automóvel.

Preste atenção na cor do seu veículo

Além da superfície, aplique a cera levando em consideração a cor do seu automóvel. Isso fará toda a diferença no resultado final do processo. Para cada pintura, há um produto específico, e escolher a cera certa pode ajudar a conservar o brilho do seu carro.

Listamos abaixo algumas ceras de acordo com as cores de cada carro. Veja:

Veículos com cores claras

Para as cores claras, a melhor cera automotiva é a selante que tenha carnaúba, um produto que garante uma proteção de até 8 meses e é ideal para veículos de cor prata, pois a pintura se torna ainda mais brilhante. No entanto, ela também pode ser utilizada em automóveis com cores escuras.

Automóveis com cores críticas ou escuras

Para os automóveis com cores críticas ou escuras, prefira ceras com propriedades de selante, pois ela realça ainda mais a cor. Outra vantagem é que o produto é fácil de aplicar e de retirar, e a proteção tem durabilidade de 1 a 2 meses.

Além disso, essa é a cera indicada para quem deseja esconder aqueles riscos indesejáveis que aparecem nos carros escuros.

Carros de todas as cores

Para quem deseja manter o brilho e cuidar de qualquer tipo de pintura, também há a cera com flúor-polímero e carnaúba. Ela pode ser aplicada em veículos com cores escuras e claras.

O produto oferece uma proteção de 15 a 20 lavagens, além de duração de até 2 meses.

Agora que você já sabe como escolher a melhor cera automotiva para o seu carro, terá excelentes resultados na aplicação do produto. Siga as nossas dicas e tenha sempre a pintura do seu veículo brilhando!

Já usa alguma dessas ceras automotivas? Conte para nós nos comentários!

Caroline Beluque

Graduada em Publicidade e Propaganda com 21 anos, Caroline é Web Writter da empresa Connect Parts.

Comments (2)

  1. Eli disse:

    Desde que tenho carro, sempre os encerei, praticamente todo mês quando mais jovem, até nos fins de semana lavava e depois encerava. Mas isto nos anos 70/80. Hoje ainda gosto de manter os carros limpos e encerados, mas prefiro ceras mais fáceis de passar e dar brilho. Costumo lavar o carro primeiramente com água pura, depois com água e shampoo com cera para tirar bem a sujeira, assim como os vidros com limpa vidros. No caso da cera não uso mais ceras com abrasivos, especialmente nos carros novos, que ultimamente são só brancos ou prata. Prefiro um produto de qualidade considerada renomada, mas existem vários no mercado que não experimentei. Atualmente, nos últimos 3 anos tenho usado a cera da Meguiars, NXT que é branca, no caso a em pasta, fácil de passar e fácil de limpar. O carro quando vem novo, 0km, é encerado em todas as partes por baixo também, especialmente abaixo das portas. Agora tenho que dar um trato no novo, mas devo adquirir uma cera líquida para passar nas dobras das portas e capô internamente.Em pasta nas dobras e vincos internos são mais demoradas para tirar, em geral. Recomendaria esta cera para qualquer carro novo ( pasta sem abrasivos ) e líquida para partes mais difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *