4 dicas para rebaixar o carro sem prejudicar o conforto

4 dicas para rebaixar o carro sem prejudicar o conforto

Vivemos em uma época em que ter um automóvel é possível para uma grande parcela dos brasileiros. Por isso, muitas pessoas recorrem à customização dos seus veículos como meio de se destacar em meio à multidão. Rebaixar o carro é uma das alterações que mais o destaca, além de ser uma das mais utilizadas.

Acompanhe esse post e saiba como rebaixar o carro sem prejudicar o conforto dos ocupantes!

1. Evite improvisos ao rebaixar o carro

O sistema de suspensão dos automóveis pode ser considerado um dos principais itens de segurança. Além de proporcionar conforto ao motorista e aos passageiros, ele ainda cuida da estabilidade do carro em curvas ou em condições adversas.

Portanto, a primeira dica é não rebaixar o carro por meio de improvisações.

2. Invista em profissionais qualificados

As suspensões são projetadas para absorver os impactos e as irregularidades do solo, levando em consideração inúmeras características dos veículos para os quais foram desenvolvidas. Daí a importância de se primar pela qualidade no serviço de rebaixamento.

Os prejuízos de um carro rebaixado inadequadamente vão muito além do conforto: podem ocorrer desalinhamentos, perda de estabilidade nas curvas, excesso de exigência do sistema de direção e desgaste irregular dos pneus, colocando em risco a segurança de todos.

3. Conheça as maneiras de rebaixar o carro

Rebaixamento por sistema fixo

As suspensões fixas não permitem regulagem da altura do veículo sem a substituição de peças. Esse tipo de suspensão é o que equipa quase todos os carros que saem das fábricas, e também são as mais usadas na execução do rebaixamento.

O rebaixamento utilizando o sistema fixo é bastante simples. Basta substituir as molas e os amortecedores originais pelos modelos ditos esportivos, que são oferecidos no mercado com grande variedade de fabricantes e configurações.

Evite adaptações nas peças

É muito comum que os interessados em rebaixar o carro recorram a adaptações nas peças originais para baixar o custo, como cortar molas, utilizar grampos, ou mesmo fazer alterações nos amortecedores ou na estrutura do veículo.

Mas esqueça as gambiarras, pois elas diminuem consideravelmente a segurança e aumentam os prejuízos. Essas modificações não levam em conta a geometria da suspensão e podem danificar diversos outros componentes do carro.

Rebaixamento por sistemas reguláveis

As suspensões reguláveis podem ser encontradas em dois tipos:

Suspensões reguláveis de rosca

As suspensões de rosca são similares às fixas, com a diferença de que os pratos são presos ao tubo por uma rosca em vez de soldados. Com isso, é possível ajustar a altura do veículo apenas rosqueando-a para cima ou para baixo.

Suspensões reguláveis a ar

As suspensões a ar são compostas por bolsas de ar que substituem os amortecedores, ligadas a um sistema de mangueiras de ar comprimido, compressor e reservatório de ar. O que torna esse sistema interessante é o fato de que é possível regular a altura do carro mesmo com ele em movimento. Por outro lado, é a opção mais cara disponível.

4. Fique atento à legislação

Qualquer alteração em veículos deve obedecer às normas vigentes e ser informada às autoridades, que exigirão inspeções específicas e registrarão as modificações no prontuário do carro. O tema rebaixamento é abordado nas resoluções do Contran, bem como suas alterações posteriores.

Confira alguns pontos importantes dessas resoluções:

  • A resolução 479/2014 altera a 292 e permite o uso de sistemas de suspensão do tipo regulável;
  • O assoalho do carro não pode estar a menos de 10 cm do solo;
  • Os pneus e rodas não podem tocar qualquer parte do carro quando submetidos ao teste de esterçamento;
  • Os donos dos veículos e as entidades executoras dos serviços são responsáveis pelo atendimento às exigências legais;
  • Qualquer alteração deve ser precedida de autorização do órgão responsável pelo registro e licenciamento.

Rebaixar o carro é a saída escolhida por muitos para trazer um toque de exclusividade e esportividade ao seu veículo. Contudo, para que o processo seja bem feito, é essencial adquirir peças de empresas reconhecidas e buscar um serviço de qualidade para executar as alterações pois, além do conforto, sua segurança também estará em jogo!

Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhá-las nas suas redes sociais!

9 comentários sobre “4 dicas para rebaixar o carro sem prejudicar o conforto

  1. Somente uma ressalva, as bolsas de ar substituem as molas e não a suspensão.

  2. Muito boa as dicas mesmo. Sempre busco informações desse tipo para aprender e entender, porém a transparência como se beneficia dessas dicas e aplica mesmo é dificil encontrar como encontrei aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *